Marcas Espirituais Alternativas
Na estréia das pérolas perdidas do orkut, gostaria de dividir com vocês a excelente sugestão do Álvaro (Yagyu) Guedes, para incrementar o visual de seus personagens Urata, além de estimular o imaginativo dos seus jogadores e auxilia-lo na narrativa de sua campanha de Werewolf the Forsaken (ou Lobisomem os Destituídos se preferir).
A idéia gira em torno do seguinte; Todos sabem que um Uratha renomado possui "marcas", tatuagens espirituais visíveis sob certas condições. Essas marcas, são místicas, feitas com o uso do Rito da Marca Espiritual. São invisíveis no mundo físico, mas se tornam visíveis na Sombra. Isso é fato e está descrito no livro básico no capítulo que aborda o Renome. Pensando nisso , o Yagyu desenvolveu um pouco mais a idéia, dando nomes e formas às marcas, estabelecendo-as hierarquicamente, de acordo com o nível do Renome. Não há novidades em termos mecânicos, apenas um sopro narrativo para dar mais vida a sua campanha:
Pureza
•Sinal do Justo: Um asterisco ou uma seta pequena na fronte, marca o inicio da jornada do Lobisomem em direção a um respeito ao Juramento.
••Olhos do Falcão: Volteiros ao redor das órbitas, simboliza a necessidade de observar os preceitos da Harmonia.
•••Armadura da Retidão: Uma trama, criada por um corte em "X" feito com as garras da mão, no tórax, representa a resistência às tentações que o desviam do caminho.
••••Escada da Piedade: Um entrelaçado de linhas, similar aos padrões celtas,percorrendo toda a extensão dos dois braços, demonstra um compromisso com a harmonização das questões de vida e morte.
•••••Coroa da Harmonia: Uma elaborada junção das tatuagens faciais (de níveis 1 e 2), indicando que o Uratha atingiu o status máximo no Renome.
Glória
•Coração do Bravo: Um sinal, três cortes paralelos sobre o peito, como um distintivo de sua bravura.
••Cinturão da Grande Vitória: Um padrão frisado ao redor da cintura, variações indicam se a grande vitória foi sobre um espírito ou se foi contra um adversário material.
•••Arma inspiradora: Um padrão flamejante no rosto, começando na linha da boca, indica o domínio das palavras como instrumento de glória.
••••Alicerce da Alcateia: Um padrão ondulado em cada ombro, para demonstrar o papel de inspirador e sustento do moral do grupo.
•••••O Turbilhão de Visões Magnificas: Um padrão em espiral desenhado nas costas, demonstrando a posição do Uratha glorioso como um herói digno de muitas histórias.
Sabedoria
•Garras da Águia: Padrões escamados nos pés, similares às patas de aves, representa a necessidade de agarrar o conhecimento verdadeiro firmemente.
••Dorso da Serpente: Padrões de losangos sobre o tórax e as pernas, representando a habilidade em se deslocar entre as informações e verdades.
•••Mãos do Eremita: Símbolos da Primeira Língua tatuados (nomes do Totem, dos espíritos que o Uratha conhece) até os antebraços, representa a capacidade de manipular e de utilizar-se do que se sabe.
••••Asas do Morcego: Padrões frisados sobre os braços e ombros, representando o vôo animista do espírito, em direção ao Verdadeiro.
•••••Face do Corvo: Elementos figurativos, com o corvo como motivo, na face, representa a totalidade da Sabedoria que olha para o passado (memória) e para o futuro (pensamento).(Nota do Pride: Prefiro usar a coruja como tema nesse nivel)
Sagacidade
•Máscara do Vigilante: Um padrão em forma de máscara, indicando a necessidade de prestar a atenção nos detalhes de uma situação oportuna.
••Mãos da Vanguarda: Um padrão flamejante nas mãos, representando a astúcia em manipular os eventos e indivíduos, com vistas a ficar sempre 2 passos a frente dos acontecimentos.
•••Olhos nas Costas: Um padrão de múltiplos olhos estilizados, representando a necessidade de cuidados extremos com seus planos e com as consequências deles.
••••Frutos da Fala: Um padrão radiculado (em forma de raiz) no pescoço e peito, representando que o Uratha verdadeiramente sagaz tem os frutos até em seus discursos.
•••••Pés da Penumbra: Um padrão frisado que vai do joelho aos pés, demonstrando que o mestre da Sagacidade constrói os caminhos mais oportunos para atingir suas metas.
Honra
• ao •••••Árvore da Jornada: Ao contrário dos outros Renomes, os marcados pela Honra são sinalizados com um padrão contínuo, similar ao de ramos e/ou galhos de uma árvore. Começa na fronte, no nível do broto (•), o iniciante na estrada da honradez e do olhar que discerne entre dois caminhos, passado pela muda (••), o estabelecimento de seu lugar ao sol e de sua verdade, pelo ramo jovem (•••), que possui um julgamento flexível, adaptável e conciliador, depois o adulto tenaz (••••), que demonstra segurança e noção de responsabilidade, e, por fim a árvore venerável (••••), um exemplo de integridade. O mestre ritualista deve ter cuidado ao harmonizar a Árvore com as demais marcas de Renome, que o Uratha porventura tenha, pra não quebrar o padrão contínuo.
A partir dessa base, agora sua imaginação é o limite. Sinta-se livre para alterar as formas e simbologismos em sua mesa de jogo, (como eu mesmo fiz trocando o corvo pela Coruja). Essa é apenas uma sugestão não oficial para acrescentar algo de novo em sua campanha. Para finalizar, existem aqueles players que fazem questão de que seus personagens exponham fisicamente essas marcas. Se ele for um rahu ou blood talon, o ritualista pode faze-las durante o processo de renome cortando a pele formando cicatrizes. Em meu cenário particular de Vegas, uma coisa que deu muito certo e que aconteceu meio que sem querer, foi uma personagem que criei a pedidos de um jogador que queria eternizar sua evolução na pele, ela é uma tatuadora ithaeur, que foi criada inicialmente apenas para marcar nos jogadores uma tribal do totem da matilha, mais quando um deles evoluiu logo pensou em voltar nela e apartir de então ela se tornou um dos icones da campanha e é hoje uma especialista nesse tipo ritual extremamente conhecida e respeitada na região.
Créditos: Álvaro (Yagyu) Guedes
Texto Auxiliar e Revisão e Edição: Pride
Pelo menos Honra Três eu tenho!
ResponderExcluirValeu pelo apoio e presença constante Zé
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